quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Turma do 5° período realiza visita ao Lajedo de Soledade

Os estudantes do 5º período de Pedagogia realizaram trabalho de campo no Lajedo de Soledade, a visita foi organizada pela professora Veronica que leciona a disciplina Ensino de História, os estudantes contaram com a orientação de guias turísticos, que relataram os aspectos históricos presentes nas figuras rupestres encontradas no lajedo, assim como, a importância da preservação das nossas riquezas naturais e históricas.





O Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a 420 km de Natal e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.
Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.


Lajedo de Soledade

O sítio arqueológico é localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte, a 80 quilômetros de Mossoró.

Como chegar:

A melhor opção é partir de Mossoró pela BR-405 em direção a Apodi. De Mossoró são 73 quilômetros até a entrada para Soledade e de lá mais sete quilômetros até o Lajedo.

Funcionamento

As visitas ao Lajedo de Soledade podem ser feitas de terça a domingo, das 8 às 17 horas, sempre com acompanhamento de guia da Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade (Fals), entidade que mantém o local.

Taxa de visita

Cada grupo (de no máximo 15 pessoas) paga R$ 15,00 ao guia, mais a taxa de manutenção que fica R$ 2,00 por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário